sábado, 29 de janeiro de 2011

Como medir o avanço no Primavera Enterprise

Este é um assunto que vejo que há muita dúvida para a maioria das pessoas.


Sempre recebo emails dos meus leitores inseguros sobre a maneira como estão fazendo, se está ou não certa.
Vejo também que é um assunto recorrente quando se trata de outras ferramentas.

Vou tentar mostrar para vocês que no Primavera isto é mais simples do que pensam.

Após atualizar o seu projeto no Primavera, verifique o avanço, para isto, você deverá ter inserido em seu layout as colunas Schedule % Complete e Performance % Complete. A Primeira para verificar o percentual de avanço previsto até a data de atualização informada no Data Date. A segunda é referente ao avanço da performance do projeto.

Ou seja, se Você atualizar um projeto com uma determinada data de referência (data de atualização / data date), na linha de resumo do projeto você visualizar os seguintes resultados, por exemplo:

• Schedule % Complete: 27%

• Performance % Complete: 23%

Significa que para o dia de atualização (data date) escolhido você deveria estar com 27% na performance do seu Projeto, mas na realidade avançou 23%.

Estes números se referem à performance obtida em relação ao que deveria ter sido feito mediante a linha de base oficial do Projeto.

Após analisar os percentuais acima, você deverá verificar porque a performance foi menor do que o esperado para aquela data, e a partir daí você vai analisar itens específicos da composição do Performance % Complete.

Afinal de contas, quando você planeja as atividades, você indica como deverá ser medido o avanço de cada atividade, que pode ser avanço por Duração, avanço por Esforço de Trabalho ou por avanço físico.

Então você pode me perguntar, porque eu tenho que escolher no planejamento um destes três tipos de avanço: por duração, físico ou por esforço, se na hora de analisar os resultados eu tenho que visualizar na coluna Performance % Complete?

Porque no Primavera você trabalha com valor agregado e assim não trata as variáveis acima isoladamente.

Ou seja, o fato de você eleger no planejamento que o critério para atualizar as atividades será por avanço físico, isto não significa que as outras duas formas de medir o avanço não estejam presentes, já que se a duração avança, logo também terá percentual de avanço, ainda que este não tenha sido o método prático para medir o avanço, na situação apresentada.

Além da duração, se o projeto tem recurso alocado, então também tem esforço de trabalho avançando.

Sendo assim, apesar de você ir digitar o percentual de avanço físico no momento da atualização, ao informar a data de início e término da atividade você está obtendo também o percentual de avanço por duração que apenas está oculto, caso tenha elegido o avanço físico para medir o percentual de conclusão da atividade. À medida que a duração avança, verificamos que o percentual de avanço de tralhado realizado também está avançando, já que para ter esforço realizado tem que ter recurso e no Primavera o recurso deve ter sido cadastrado com o valor do custo da sua hora de trabalho, este valor não pode ser zero, ainda que você tenha outra ferramenta para medir custos, neste caso, adote o valor R$1,00, para não afetar os indicadores de desempenho do projeto que usam métricas de valor agregado.

Sendo assim, percebemos que o Performance % Complete é um percentual de avanço que trás em sua composição o avanço físico informado, o percentual de avanço da duração e também o percentual de esforço de tralhado. É como uma combinação destes 3 tipos de avanço.

Pois, de que adiantaria você informar apenas que o projeto está 85% do prazo concluído? Todos iriam pensar: “Ok! 85% da duração avançou, mas quanto de trabalho foi feito? E o avanço físico? E o custo? É por isto que você não deve trabalhar itens isoladamente, mas analisar o todo.

Sem contar que o Performance % Complete pode se ajustar à técnica adotada para cada projeto, ou cada EAP. Por exemplo, para um determinado projeto você quer que a maioria das EAP´s o avanço seja medido a partir da ponderação que você determinou para cada EAP ou quer saber o avanço a partir do avanço das atividades.

Você pode escolher as seguintes técnicas abaixo para medir o avanço de cada EAP ou do projeto como um todo:

• Avanço a partir do percentual de conclusão da atividade.

• A partir da EAP, usando milestones de EAP.

• 0 ou 100% ( não fez nada ou fez tudo)

• 50 / 50%

• Um percentual customizado.

Esta definição é feita globalmente para todos os projetos pelo administrador do Primavera em sua organização, ou você pode alterar para o seu projeto, dependendo da técnica escolhida, no diretório EAP ou para cada EAP.

5 comentários:

  1. Cara Joyce,
    Não su usuário de Primavera, mas fiquei curioso em saber como este SW calcularia o avanço.
    No MS Project nunca informo "% Completado" (duração) ou % Trabalho completado (work ou esforço). Em vez disso, trabalho com conceito de forecast, isto é informo sempre a duração e esforço remanescente bem como "% Física Completada" para não distorcer (matar) os cálculos de valor agreagdo.

    Como seria este mesmo cenário no SW Primavera?

    ResponderExcluir
  2. Olá Farhad!

    Respondendo ao seu questionamento, no Primavera o processo de atualização é bem parecido com o que você informou que faz no MS-Project. O Duration % Complete (Percentual de duração completado) e o Units % Complete (percentual de unidades de esforço de trabalho completado) também são calculados automáticamente a partir das seguintes informações:

    Duration % Complete: Quando você informa a data de início real e término real (100% completado), ou quando você informa a data de início real e a quantidade de duração remanescente para o cálculo do percentual de avanço ou vice-versa. Para o percentual físico, que não é calculado, você tem que digitar o percentual de avanço segundo a medição delimitada. A conta que o software faz é diferente para cada um deles:
    % duração completo = (duração original - remanescente)/ duração original x 100
    % esforço completo = esforço realizado/ valor ao completar x 100
    % físico completo = valor não calculado, você digita com base na medição definida previamente.

    Você perguntou: "Há como informar a duração e esforço remanescentes para as atividades que estão a cavalo na data de reporting?"
    A resposta é sim. Inclusive para as atividades que estão em progresso, informar o valor da duração e esforço remanescentes é o processo mais ajustado de reportar o realizado no período.

    Resumindo, para mim a diferença está apenas na existência do campo Performance % Complete, que combina os valores dos percentuais de duração, trabalho e físico.

    ResponderExcluir
  3. Cara Joyce,

    De fato você confirmou o que esperava ouvir acerca de um SW robusto de GP que é a Primavera e lhe sou grato!

    Eu sempre ensino aos meus alunos e meus clientes que é um erro crasso dar avanço no cronograma simplesmente usando o campo "% Completada" de duração. Além do que se assim fizermos não podemos mais usar de maneira consistente TVA/GVA. A Técnica de Valor agregado requer métricas de avanço físico (escopo) que não estão atrelados a apenas tempo!

    Farhad


    É isso mesmo Farhad,

    Concordo totalmente com sua afirmação.

    Também ensino isto para meus alunos. Atualizar atividades de projeto não é apenas colocar o percentual físico completado.
    Dou um passo-a-passo só para o processo ficar mais visualmente didático:

    Se a atividade está em progresso:
    Colocar data de início real
    Colocar a quantidade de duração remanescente para a atividade (neste momento o % duração é calculado automaticamente, ainda que esteja com o campo ocultado pelo usuário).
    Colocar o % físico a partir da medição previamente definida ( se o controle de avanço está a partir do avanço físico).
    Se o projeto tem recurso atribuído: atualizar o esforço do recurso, que apesar de ser calculado pelo Primavera a partir do valor previsto, precisamos confirmar se este valor ficou acima ou abaixo do planejado, para efeito de controle de esforço e também de custos, caso os custos do projeto estejam sendo calculados a partir do esforço realizado.
    Atualizar as despesas vinculadas à atividade, se houver, com o valor efetivamente realizado, se o controle de despesas estiver no Primavera.
    Se a atividade possuir Step (passo - somente no caso do Sw Primavera), tem que atualizar cada passo realizado da atividade.
    O pessoal que está acostumado a só atualizar o % físico ou de % duração sempre reclama, mas passa a entender o objetivo de atualizar cada um destes itens, caso queira um controle melhor para o projeto.

    Abraços!

    Joyce

    ResponderExcluir
  4. Olá Joyce,

    Meu nome é Rodrigo estou muito interessado em fazer curso Primavera Enterprise P6, já trabalhei em outras coisas. Mas com sua esperiência gostaria de umas dicas de como posso aproveitar o curso e se só com o curso básico é possível encontrar um bom emprego.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Joyce,

    Sou novo no primavera, e tenho uma dúvida. Trabalhei bastante com o excel e dava avanço nos projetos baseado na ponderação das atividades pelo custo ou Hh...e o avanço era calculado atraves de uma "soma de produto" entre a % avanço da atividade (kg de armação, m3 concreto, etc.) com a % que vale aquela atividade como um todo. Ou seja, não utilizava o prazo como fator que influencia o avanço.
    Sendo assim pergunto se há alguma maneira de reproduzir este tipo de calculo no primavera. Voce considera apropriado o uso deste método em projetos?

    Grato!
    Patrick

    ResponderExcluir