sábado, 15 de janeiro de 2011

Porque Prefiro o Primavera

No passado já passei muito aperto para gerenciar as informações dos projetos que eu trabalhava. Já usei várias ferramentas, inclusive o Excel, que é uma ferramenta excelente, é uma página em branco para você fazer o que quiser, mas para gerenciar projetos, dá um trabalho braçal!
Já fui consultora de implantação do MS-EPM e amava a ferramenta!
Mas a partir do momento que eu iniciei o meu primeiro contato com o Primavera, não quis mais saber de nenhuma outra ferramenta! Fiquei encantada com tantos recursos e funcionalidades.
Fiquei estudando a ferramenta por duas semanas direto e ao final deste tempo, no 16o dia, já comecei a dar aula de como usar o Primavera!
Gosto tanto da ferramenta que decidi escrever um livro para difundir como é fácil utilizar esta ferramenta para gerenciar projetos,  No início não imaginava que o livro fosse ter tantos leitores, mas hoje já está na 3a edição.
Algumas das razões que me fizeram encantar pelo Primavera é que esta é uma ferramenta bem completa e abrange as áreas de conhecimento mencionadas no PMBOK. Acho que o Primavera permite uma boa integração entre as informações do projeto.
Muitos usuários atualmente utilizam somente a parte Client Server da solução, porém quanto mais utilizo a parte web, mais gosto da solução.
Atualmente as ferramentas estão se aprimorando mais na interface web o que é uma tendência das ferramentas de GP e não é apenas o caso do Primavera.
A cada lançamento de um novo release da versão P6 EPPM (Enterprise Portifolio Project Management), muitas melhorias na parte web são apresentadas, como novas funcionalidades, substituição de recursos como no caso do workflow, melhoria de performance e facilidade de manuseio.
Como qualquer ferramenta, não é perfeita, mas busca melhoria e excelência.
O P6 R8 (release 8 da versão P6), na minha opinião será um divisor de águas em relação a ferramentas para gestão de projetos, pois possui ferramentas de BI (Businness Inteligence), que auxiliará bastante em análises gerenciais.
Quem ainda não conhece a ferramenta, estimulo a conhecer!

8 comentários:

  1. Olá tenho este livro ,ele me ajudou muito a iniciar na área de projetos .tenho muito à aprender ainda ,mas sempre que tenho uma duvida recorro ao livro.Leomarcos.

    ResponderExcluir
  2. Tenho o Livro. Excelente.
    Gostaria de saber quando sai a vesão Web???

    Flavio Lobato

    ResponderExcluir
  3. Olá Flávio!
    Que bom que gosta do livro!
    O Livro sobre o P6 Web está no forno. No início do 2o semestre sai. Abs!

    ResponderExcluir
  4. Olá Joyce!
    Acho fenomenal a sua iniciativa de criar um blog sobre este assunto tão fascinante, que na maioria das vezes torna-se um exercício de paciência e maturidade nas nossas capacidades de decisãdo.
    Sou do tempo em que calculava as Redes Pert-CPM à mão. Calculava-se os "caminhos de ida" para calcular as folgas mais cedo e os "caminhos de volta" para o cálculo das folgas mais tarde.
    Agora, aos 65 anos de idade, ainda sinto-me empolgado por esta atividade, que ao meu ver está se tornando fundamental para o bom desempenho de qualquer empresa, para qualquer tipo de projeto.
    Estou preparando-me para obter a certificação PMP.
    Trabalho em um empresa (funcional)de construção civil, com algo em torno de 80 projetos em andamento, pequenos, médios e grandes.
    O Primavera P6 tem me ajudado muito na implantação de um processo de gestão mais eficiente, porém, sou auto-didata no software, e com várias deficiências na utilização dos recursos.
    Gostaria de saber quando estará disponível a próxima edição do seu livro, único no Brasil, em portugês.
    Tenho muito interesse em adquiri-lo.
    Um grande abraço e votos de muito sucesso no seu projeto.
    Antonio Martins dos Santos - Coordenador de Projetos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Joyce. Também fiquei facinado com a ferramenta. Mais cara para adquirir, num primeiro momneto, mas muito mais completa. A Assimilação é fácil. No entanto, a maioria das empresas que conheço seuqer cogita a utilização da ferramenta alegando não ter um projeto faraônico para gerenciar, ou por achar que é complicado demais. Porque não publica um artigo desmistificando que o Primavera é para projetos grandes, que é caro ou de difícil assimilação?
    Abraços,
    Wladmir Araujo

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Joyce, Estou gostando muito do seu livro, ja estou chegando ao fim. Gostaria de saber de vc, se existe uma forma de filtrar as atividades fora de sequência? (out of sequence)?

    ResponderExcluir
  7. Joyce, me ajuda!!! Não estou encontrando seu livro para comprar e estou necessitando urgentemente dele. Muitas pessoas me recomendaram. Estou fazendo um curso on line de Primavera mas gostaria de comprar este livro.

    ResponderExcluir
  8. Olá Joyce, me ajuda!!!
    Estou tentando encontrar seu livro para comprar mas esta esgotado e fui informado que não esta sendo mais impresso. É isso mesmo? Como posso adquirir este livro?
    Obrigado

    ResponderExcluir