segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Gestão de Riscos: Gerenciar Projetos e suas Incertezas

É importante analisar os mais variados cenários do projeto visualizando probabilidade de ocorrência de riscos ou oportunidades. Como utilizar os gráficos de Distribuição, Gráfico de Sensibilidade e Tornado, Dispersão, Curva S ? O que eles têm a nos dizer ? Como interpretar estes dados?

Desta vez quero apresentar mais um membro de minha equipe na Simplificar, o Marcel Teixeira, responsável pelos nossos treinamentos de Gestão de Riscos e autor deste artigo.
Joyce Silveira, PMP

Gerenciar Projetos e suas Incertezas

By Marcel Teixeira
Qual o valor de se analisar o desconhecido?
Nos tempos primórdios, o ser humano precisou vencer várias situações adversas e desconhecidas como: morte, ataques de predadores, fenômenos da natureza, escuridão e etc. Estas situações nos ensinaram a dar mais atenção frente ao que era desconhecido, pois isto ocasionaria uma maior probabilidade de sobrevivência.
Nos dias atuais, esta condição humana que associa o desconhecido a um risco, continua nos assolando, pois o desconhecido continua sendo algo “perigoso”.

Os projetos não fogem a regra, pois são processos únicos devidos os seus incertezas, exigindo do Gerente de Projetos um planejamento consistente, buscando transformar o desconhecido em um cenário analisável através de cálculos estatísticos e de probabilidade.
Para isto, atualmente dispomos de várias ferramentas, nas quais uma delas é o Risk Analysis onde se podem fazer Simulações com os eventos desconhecidos a fim de chegar a um conhecimento previsível do tamanho e tipo dos riscos relacionado ao projeto, e assim se proteger previamente de sua possível ocorrência.
Estamos promovendo nosso curso de Gerenciamento de Riscos com o Risk Analysis, no qual você aprende não só a utilizar esta ferramenta robusta, mas também como analisar as informações.
De nada adianta aprender apenas a "mexer na ferramenta".
Quero também mostrar um pouco do que a ferramenta pode te oferecer, que são várias funcionalidades, que auxiliam o Planejador, dentre elas estão:
Gráfico de Distribuição
O gráfico de distribuição é onde se analisam os mais variáveis cenários do projeto através de um histograma de probabilidade.




Como dito, com ele é possível analisar as mais variadas incertezas de um projeto. Seja de uma atividade específica, de um risco ou mesmo de todo cronograma.
 Gráfico de Tornado e Sensibilidade
Uma das mais importantes ferramentas de simulação é o Gráfico de Tornado, pois através de sua análise, é possível calcular a sensibilidade de cada atividade ou risco do projeto. Ou seja, o Gráfico Tornado exibirá como resultado final as atividades ou riscos em ordem de importância dentro do Projeto.
Distribution Analyser
Quando ações mitigadoras são executadas em um projeto a fim de reduzir a probabilidade ou impacto de um risco, o mesmo assume novos valores de custo e duração.
Muitas vezes, devido a sua complexidade, uma comparação entre o Cronograma pré-mitigado e pós-mitigado torna-se uma tarefa árdua e extensa.
Com o Distribution Analyser, é possível comparar estas diferentes fases do Projeto através da curva S.
Gráfico de Dispersão
Com o Gráfico de Dispersão é possível analisar a Correlação entre duas variáveis, isto é, se as mesmas variam juntas ou são interdependentes.
Como mostrado, o Risk Analysis oferece ferramentas que auxiliam o Gerente de Projeto a se prevenir de problemas que poderão ocorrer ao decorrer do projeto, munindo-o com informações cruciais para o sucesso do mesmo.


Marcel Teixeira
Analista de Projetos
Especialista em Riscos da Simplificar
31 2555 0039

Nenhum comentário:

Postar um comentário