terça-feira, 11 de novembro de 2014

Chegou o Primavera P6 8.4

Há poucos dias atrás foi divulgado pela Oracle, em 30/09/2014, o lançamento do mais novo release, o P6 8.4.

Se quiser ver Informações oficiais da própria Oracle (dona do produto) estão no site: http://www.oracle.com/us/products/applications/primavera/p6-enterprise-project-portfolio-management/product-update/overview/index.html

Eu já estou usando este novo release há um mês para testar e verificar estas alterações e poder informá-los neste blog.

Principais Melhorias

  • Melhorias na Integração com outros produtos da família Primavera, como o Primavera Prime e Primavera Unifier para alinhar cronograma, orçamento e custos.
  • Melhorias na funcionalidade de Atualização de Linha de Base (Update Baselines).  Esta funcionalidade foi movida para a área de Job Services.  Não está mais em Maintain baselines.
  • Adição de nova coluna indicando uma marcação para a mesma (highlighted position).
  • Novos atributos de pesquisa na atribuição de recursos.
  • Visualização de outros usuários logados no projeto.
  • Grandes melhorias no Progress Reporter, consolidando a solução combinada  de timesheet para apontamento de horas e também atualização de status de atividades.
  • Melhorias nas funcionalidades gráficas do Primavera Visualizer
  • Melhorias nas funcionalidades para uso no celular, com suporte para iOS e Androide, incluindo suporte off-line em iPad e iPhone da Apple.
  • Fácil transferência de dados globais entre bancos de dados P6.

Se você estiver rodando o P6 Professional como parte do EPPM, temos agora duas funcionalidades adicionais que poderá utilizar como job services: Import XML; e Adicionar, Copiar e Atualizar Baselines

Qual foi a mudança principal?
Na minha opinião, a principal mudança está desde o momento da instalação do P6 Professional (client server):
Se você estiver utilizando o P6 Professional Standalone (instalação fora da rede), existe agora um novo Banco de Dados, o SQLite no lugar do Oracle XE, que já vem nos arquivos de instalação como padrão.  Isto devido ao usuário  que não trabalha conectado a alguma rede da empresa. Várias mudanças foram feitas nesta versão do P6 Professional para a instalação standalone:
  • Caixas de usuário e perfis de acesso (User and Security Profiles), estão desabilitadas.
  • Na caixa de Open Project, a escolha pela opção do modo de acesso está ocultada, pois, sendo standalone, não é realmente necessário fazer esta escolha.
  • Não existe mais a opção de enviar um email de notificação na funcionalidade Project Issues.
  • Como não estará em rede, a funcionalidade de Check In  e Check Out  está desabilidada.
  • Em todas as caixas de opção para All Users  e Another User para escolha foram desabilitadas, visto que não faz sentido numa instalação standalone. 
  • Não existe nesta versão para instalação standalone a funcionalidade de Job Services.

Em qualquer das versões de instalação (standalone ou em rede), novas funcionalidades do Visualizer permitem que seja inseridas legendas nos cabeçalhos e rodapés, adicionar turnos como intervalo de datas na escala de tempo e copiar configurações de gráficos de barras e gerenciar múltiplos layouts ao mesmo tempo.

Estas melhorias de simplificação operacional da ferramenta para ambiente de instalação standalone são novidade!

Então, se for instalar o Primavera P6 8.4 em ambiente standalone, naturalmente vai instalar o banco de dados SQLite.

Se for instalar o Primavera em rede, terá de já possuir licenças Oracle ou SQL Server para apontar para estes bancos.

Esta versão do P6 sendo instalada em standalone (banco SQLite) , fica com algumas funcionalidades reduzidas.  Isto não ocorre se a instalação for realizada apontando para um banco Oracle ou SQL Server.

Para a versão standalone (banco SQlite), é extremamente simples a instalação, que pode ser feita pelo usuário final, simplesmente dando comandos “NNF”... next, next, finished!!!

Porém estas facilidades de instalação para ambiente standalone trouxeram perdas em funcionalidades que estavam relacionadas ao uso de bancos de dados mais modernos, se tornando mais compacto:


  • Sem  a funcionalidade Claim Digger
  • Sem a funcionalidade Update Baselines
  • Sem link com o Primavera Risk Analysis (antigo Pert Master).
  • Não consegue rodar funcionalidades desenvolvidas pelo próprio usuário  conectando com a interface API.
  • Sem a funcionalidade P6 Job Services.
  • Não é possível fazer ajustes/analises direto no banco de dados.

Por tudo isto, recomendo que você  pense bem se deseja ou não mudar para o P6 8.4.

Se você já for um usuário antigo de Primavera P6, vai sentir impacto de não poder mais contar com estas funcionalidades, neste caso, sugiro que continue utilizando o P6 8.3, visto que não há grandes mudaças perdidas se permanecer com o P6 8.3, mas ir para o 8.4, sim, vai perder em funcionalidades.

Novos usuários, não terão problemas em utilizar o standadone P6 8.4, visto que não sabem o que estão perdendo, então, sem este costume, fica mais fácil aceitar.

Resumindo, para que não sinta perda nestas funcionalidades, se estiver em ambiente stand alone, continue em algum release até o 8.3, caso contrário, é interessante mudar sim, se estiver conectado em banco em rede! No banco em rede não há perda destas funcionalidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário