domingo, 1 de julho de 2012

Desvendando o mistério! Entenda como é calculada a Sumarização dos campos Schedule e Performance Percent Complete no nível das EAP´s

Muitas pessoas tem curiosidade em saber como é que o Primavera  P6 sumariza os percentuais de avanço das atividades nos níveis de EAP (WBS).

Isto porque em algumas outras ferramentas a conta que é feita é bem mais simples, porém bem menos representativa da realidade também. No  Primavera o cálculo é mais elaborado, pois o resultado que vai aparecer nos níveis de sumarização não é o somatório dos resultados das atividades de cada nível, mas sim, resultado de um cálculo considerando a técnica de Valor Agregado.

Ou seja, para  entender como os cálculos são realizados é interessante que você entenda e saiba interpretar quem são os “personagens” da Análise de valor agregado, como EV, PV e BAC, por exemplo, pois os campos a serem analisados Schedule e Performance Percent Complete  trabalham com este conceito.

Imagino que esta seja a dificuldade de entender como se processa o cálculo, pois infelizmente muitas empresas no Brasil ainda insistem em só acompanhar o avanço físico ou o avanço das datas programadas... e assim continuam por adotar um método mediocre de avaliação.

Primeiramente quero lembrar o que estes campos significam para depois falarmos como é calculada a sua sumarização.


Schedule % Complete: É o percentual previsto da performance

Performance % Complete: É o percentual realizado da performance

Ambos são em relação ao Data Date (data de referência para o cálculo) que estiver sendo considerados.

Explico mais sobre estes campos em:





Lembro que como se trata de campos que consideram a técnica de valor agregado, precisamos que as atividades tenham recurso atribuído e estes devem ter custo (ainda que seja um valor fictício de 1 real, neste caso a análise dos custos será fictícia mas os indicadores de desempenho serão válidos).

Para você que é cliente da Oracle Primavera e tem acesso ao site de suporte da Oracle, existe um boletim no site, na área de suporte da Oracle sobre este assunto [ID 894016.1].



Performance Percent Complete

O campo Performance % Complete é um campo para calcular valor agregado.
É usado para calcular a performance do projeto e não apenas itens isolados como avanço físico, ou avanço da duração, ou avanço do trabalho, ou seja, não observa apenas itens isolados, mas sim a performance realizada do projeto considerando estes itens.

O Performance % Complete, quando exibido em algum layout em qualquer nível de EAP (WBS) ou no nível do projeto será SEMPRE calculado como:  


(EV * 100) / BAC

onde:

EV= Earned Value ou como antigamente: BCWP = Budgeted Cost Work Performed
BAC = Budget At Completion (orçado na conclusão)


Lembro ainda que o resultado da sumarização que vai aparecer nos layouts no diretório Activities, depende de qual técnica para cálculo do Performance Percent Complete você está utilizando. Esta escolha é feita d
e acordo com a técnica de valor agregado que for selecionada para o cálculo no nível da WBS (guia Earned Value).
Caminho: Diretório WBS / Guia Earned Value.
  

Schedule Percent Complete

O Schedule Percent Complete é usado para calcular o PV (planned value), ou o valor previsto.

O Schedule Percent Complete, quando exibido em algum layout em qualquer nível de EAP (WBS) ou no nível do projeto será SEMPRE calculado como:

(PV * 100) / BAC

onde:

PV=Planed Value Cost ou como antigamente: BCWS = Budgeted Cost Work Scheduled
BAC = Budget At Completion

De acordo com a técnica de valor agregado que for selecionada para o cálculo no nível da WBS (guia Earned Value).



3 comentários:

  1. Joyce.. você sempre ajudando com informações úteis. Rsrs.. muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Joyce sempre com dicas super interessantes do Primavera. Que tal falarmos um pouco do Risk Analisys?

    ResponderExcluir
  3. Joyce, no meu projeto usamos o units % complete para avaliar % executado do projeto sempre comparando-o com o schedule % complete. Quando coloquei a coluna de performance % complete e conferi os valores, vi que em algumas atividades e mesmo no projeto todo, o performance % > units %. A minha dúvida seria se estaríamos analisando o projeto erradamente e, qual seria a conclusão que poderíamos ter, considerando o units% e o performance%? já que os dois sumarizam no nível da EAP e o performance é maior que o units.

    ResponderExcluir