quarta-feira, 4 de maio de 2011

USO DE STEPS (PASSOS) NAS ATIVIDADES

O Primavera permite que você insira Steps (Passos) às atividades. Mas atenção! Steps não são sub-atividades, até mesmo porquê isto não existe, porém é apenas um detalhamento do modo de realização, uma orientação de como deverá ser realizada uma determinada atividade.

Estes steps podem servir para orientar tanto o recurso na realização das atividades, como também auxiliarão ao Gerente do Projeto no modo de acompanhamento da realização desta atividade.

Geralmente os passos são inseridos em atividades que estão colocadas no cronograma de uma maneira meio macro, por exemplo: “Aquisição do Equipamento”. Ora, muitas coisas precisam ser feitas para que a aquisição do equipamento seja concluída, e fica meio vago como será o modo de execução. Se você quiser detalhar esta atividade aumentar o número de atividades já existentes no cronograma, você poderá, quebrá-la em passos, como por exemplo:

Atividade: Aquisição do Equipamento

• Passo 1: Solicitação de orçamento aos fornecedores

• Passo 2: Recebimento e análise dos orçamentos

• Passo 3: Elaboração e envio do Pedido de Compra ao fornecedor escolhido

• Passo 4: Recebimento do equipamento

• Passo 5: Pagamento do equipamento



PORQUE QUE DIVIDIR UMA ATIVIDADE EM STEPS?

 Você poderá dividir uma ou mais atividades em passos para detalhar melhor uma tarefa que esteja colocada no cronograma de maneira macro, ou para atividades muito longas, ou mediante o grau de detalhamento desejado para o cronograma.

 A inserção de passos em uma atividade auxilia no gerenciamento da mesma. Fica mais fácil evidenciar qual momento da atividade está sendo executado.

 Estes passos poderão servir apenas de orientação para a realização da atividade, como também poderão ser utilizados para dar o avanço na atividade. Ou seja, poderão ou não ser calculados.

 Poderão ser calculados linearmente ou por ponderações para calcular os mesmos, influenciando no avanço da atividade, conforme exemplo abaixo:




CONFIGURAÇÕES

Para que o Primavera calcule os steps da atividade, lembre-se de que:

1. No Diretório Projects, com o projeto aberto e selecionado, Na guia Calcullations, o campo Activity Percent Complete based on activity steps (Percentual de conclusão da atividade baseado em passos) deverá estar marcado.

2. O campo que define o percentual de avanço da atividade deverá ser físico, pois para acompanhar o desenvolvimento de uma atividade por steps, deverá ser acompanhado fisicamente o seu avanço.

Quando se utiliza o tipo Físico de percentual de conclusão, o avanço pode ser inserido manualmente na guia status, porém, se você estiver utilizando steps ponderados, este campo na guia status se tornará somente leitura, com as informações advindas da guia steps (passos).

Você poderá criar templates de passos para utilizar em outras atividades que possam ter o mesmo tipo de detalhamento. Aproveite esta funcionalidade e facilite o seu trabalho!

3 comentários:

  1. Bom dia Joyce,

    Parabéns pela iniciativa do blog!

    Sobre “USO DE STEPS (PASSOS) NAS ATIVIDADES”

    Primeiro gostaria de deixar claro que sou favorável ao uso do steps.

    Levando em consideração a “Engenharia Simultânea” e a necessidade de um planejamento dinâmico, reestruturação da linha de base e detalhamento de disciplinas após o início da execução do projeto, a utilização de steps se torna questionável.

    Steps é uma boa opção para quem quer evitar níveis absurdos de detalhamento e ter um controle apurado do progresso físico, porém há uma dificuldade na hora de atualizar cronograma que teve a linha de base revisada (mudanças na estrutura). Atividades "In Progress " que utilizam steps travam o processo de atualização da revisão, para que recebam avanço físico temos que acessar a guia de steps em cada atividade e remarcar os passo concluído, esse processo fica ainda mais complicado em atividades “ Complet”, onde poderíamos utilizar o “Fill Down”, mas com steps temos que desmarcar o finish, ir até a guia steps, remarcar todos os steps para só então finalizar a atividade.

    Fica ai uma questão em que o uso de steps impede simplificar!

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvio,
    Obrigada por comentar!
    Quero lembrar que o uso do step não é obrigatório e você deverá analisar se é ou não a melhor solução para cada caso. O objetivo é facilitar.

    ResponderExcluir
  3. Joyce e demais, Bom Dia.
    Entendo que o Steps deve ser mandatório ou altamente recomendável o uso para atividades de longa duração, visto que ele complementa ou detalha as informaçoes da atividade. Entendo que o correto é usar a regra 8x80 (eu costumo usar a 8x40) ou seja, evitar quebrar sua WBS em subatividades de até 8 hs e não maiores que 40hs. Uma atividade de 40 hs ou maior, na minha opinião requer o uso do Steps para facilitar a execução e evitar uma falta de controle na medição quando em execução.

    Milton Esteves.

    ResponderExcluir